top of page

ENEM CHEGANDO!? CALMA ! Estamos aqui pra te ajudar, queremos te mostrar que você não esta SOZINHO nessa 

O NoGloss tem como objetivo te ajudar e tirar suas DÚVIDAS 

FOT2.jpg

Pressão Vestibular

Hoje é super comum vc ver pais influenciando seus filhos ingressarem em profissões a qual eles nem sabiam da existência ou até mesmo jovens pesquisando a todo momento sobre qual profissão ingressar sem sequer saber se realmente é aquilo que ele(a) quer fazer aquilo. Como dizia os filósofos "como saber se você gosta de fruta sem provar uma ". É a mesma coisa com a profissão , eu por exemplo estou no terceiro ano e até hoje não tenho nada em mente nenhuma certeza , me pergunto a todo momento o que devo fazer ou qual é a melhor opção.  Porque nós temos que orgulhar nossos pais ao sair da escola e ingressar em nossos sonhos (mesmo que não seja o nosso) . Muitas das pessoas escolhem faculdades por dinheiro , fama ou ate oportunidade de conhecer lugares diferentes . 

Eu já me imaginei em tantas coisas, numa cama de cirurgia ; num avião indo pra New York para uma reunião que poderia mudar a minha vida ou até vendendo canga na praia ao meio dia, sério nos fomos ensinados a viver com a pressão e a pagar por ela como obrigação e mostrar que somos inteligentes .

Minha prima, quando terminou o médio foi fazer cursinho preparatório para enem e ela me disse que a ajudou muito para esfriar as idéias, para repensar sobre as universidades, cursos e até na sua vida particular como pessoa e é legal pensar assim, agir pelas nossas escolhas próprias e não que seja uma obrigação.
Nossa sociedade, incluindo nossa família e a todos que estão ao nosso redor nos impõe tanta pressão que é mais fácil a gente botar um ovo do que tirar 1.000 na redação do enem de tanta pressão. 

 Além do nosso psicológico ficar abalado com tudo isso, eu e você sabemos que nossa mente é o nosso mundo virtual mas a gente não precisa ficar o tempo todo conectado, as vezes se desconectar faz bem pra gente. Sei que com 17 anos não temos noção de nada do ramo profissional, então começar logo cedo com uma faculdade que talvez você nem curta, não vale a pena, é melhor tirar um tempo para colocar a cabeça no lugar assim que termina o ensino médio e pensar na profissão que quer seguir. Aprenda em quanto tiver tempo. Seja vendendo coco na praia ou fazendo um curso básico aos sábados, cada conhecimento que nos absorvemos independente de que seja, pode nos ajudar a escolha de uma carreira futura, ou talvez você nem queira seguir uma profissão e está tudo bem nisso. Pode ser que seu sonho hoje seja fazer gastronomia mas daqui a 10 anos, seja passar o dia fazendo croché. O futuro é uma probabilidade que nos não temos controle. Então não se cobre tanto, se ajude .
 
 A gente fez algumas perguntas para 2 pessoas que passaram em vestibular, como segue:

Questionário feito para Yasmin, 18 anos (instagram: @yasdiass) e Michelle, 18 anos (instagram: @michellsss_).

1 - Você sofreu pressão psicológica dos seus pais em relação a escolha de sua carreira ?
Y: Não, meu pai sempre me apoiou nas minhas escolhas
M: No início sim. Meus pais não viam minha opção de carreira como algo que desse futuro, achavam que eu deveria seguir uma carreira com mais oportunidades no mercado de trabalho, mesmo que não fosse de meu agrado. Mas no fim, aceitaram minha opção.

2 - Como foi ter que se preparar para o vestibular?
Y: Complicado, pq não frequentei cursinho então tive que ter muita disciplina pra estudar sozinha e muita paciência pra me dedicar sem o material necessário.
M: Foi um período muito complicado. Todas as pressões externas dizendo que teria que passar em uma boa faculdade, iniciar o curso aos 18, muitas vezes ignorando o fato de ter diversos outros concorrentes, e que conseguir uma das 40 maiores notas não é uma coisa tão fácil. A preparação exigiu muito esforço e dedicação. Me dediquei ao máximo à escola, e sempre que podia fazia simulados grátis que alguns cursinhos disponibilizam, para me sentir mais preparada ao que seria o vestibular em si.

3 - Qual faculdade você cursa hoje? gosta da decisão que tomou?
Y: Faço jornalismo e me orgulho da decisão, sempre foi meu sonho.
M: Curso Ciência da Computação na São Judas. A escolha do curso sempre foi a mesma, já a da faculdade surgiu como segunda opção, após não conseguir ingressar na federal de minha preferência e muita pressão dos meus pais para entrar em uma faculdade ainda esse ano. Apesar disso, acredito que tenha sido a escolha correta. 

4 - Quando estava no 3 ano do médio, já sabia o que queria cursar? ou teve um processo para isso?
Y: Soube desde o 1 do ensino médio. Eu já sabia do que gostava, mas só tive certeza quando li sobre a profissão.
M: Seguir na área de tecnologia sempre foi uma das minhas principais opções desde o início do ensino médio, entretanto o último ano, foi aquele que mais me fez duvidar dessa escolha. Acredito que o fato de a decisão final se aproximar cada vez mais me deixou instável quanto a isso. Cheguei a cogitar outros cursos, mas no fim, a ciência da computação era minha principal opção.

5 - Qual é a sua dica para escolher algo que goste? fala um pouco do seu método para isto.
Y: Preste atenção nos seus detalhes. Fique atento ao que vc gosta de fazer, o que te deixa feliz. As vezes sua escolha sempre esteve ali e só vc não percebeu.
M: Minha dica é pesquisar, saber sobre o que gosta, com o que gostaria de trabalhar e pesquisar, sobre o curso, as matérias, carga horária, áreas de atuação e se possível conversar com outras pessoas que estejam cursando ou já atue na profissão. Para mim ter o máximo de informações possíveis sobre meu curso de desejo foi fundamental para me certificar de que era a decisão correta.

FOTO1.jpg
bottom of page